O que é uma pesquisa de mercado e como fazer na sua empresa

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito importante para  que os gestores tenham informações sobre os clientes concorrentes e fornecedores com quem se relacionam, quanto mais conhecimento do mercado mais chances de sucesso. Obter informações através de pesquisa é uma tarefa que pode ser exercida por institutos e empresas especializadas, mas com o fácil acesso ao conhecimento da área e dependendo do nível de complexidade da pesquisa a mesma pode ser feita pelos próprios empresários e colaboradores. 


Esta ferramenta é essencial na hora de se testar a viabilidade dum negócio, saber como precificar os produtos, quem são os principais concorrentes, quem são as pesssoas que compram o produto e quais fatores as motivam na hora da compra, etc. Por isto muitas empresas investem um absurdo de dinheiro para terem informações de qualidade.

ESTRUTURA DA PESQUISA DE MERCADO.

1: Definição do público alvo.
Antes de se iniciar qualquer pesquisa deve-se saber os objetivos  de sua  realização e qual o público ela é direcionada. A partir dessas respostas se chegará ao que se pretende alcançar. A definição dos objetivos é separada em objetivos primários( A informação principal a ser alcançada) e objetivos secundários( São aspectos que contribuem para realização do objetivo primário e não podem ser descartado pelo pesquisador).

2: Definição da coleta de dados.
 Existe dois tipos de coleta de dados, os dados primários e secundários.
Dados Secundários: É a coleta a partir de diversas fontes já existentes como associações de classe, internet, revistas, jornais, IBGE,IPEA,etc.
Dados primários: São dados que precisam ser colhidos por conta própria através duma pesquisa direta ou indreta.

3:Definição da amostra:
Esta parte é uma das mais importantes porque estabelece a quantidade certa de pessoas a ser pesquisada , vamos demonstrar e números a POPULAÇÃO( universo total de pessoas de onde serão colhida a amostra) AMOSTRA( pessoas que serão entrevistadas).OBS.: Quanto maior for a população maior o número da amostra.

Cálculos:


(Eo): margem de erro=  O erro amostral mostra a variação dos resultados, ou seja, o percentual de +/- de erro de uma resposta.
Nível de significância= Indica a probabilidade de repetição dos resultados caso a pesquisa se repita. Geralmente é utilizado o Nível de confiança de 95%.
N= População
n= amostra

O cálculo é bem simples só precisa-se aplicar a fórmula:



4: Aplicação da pesquisa  e Tabulação dos dados
Na aplicação deve-se priorizar as questões com ( clareza e objetividade). Sempre testando as questões com parentes e amigos antes de ir a campo.




5: Relatório final
Este é uma análise dos resultados obtidos , sempre contendo respostas para os objetivos pretendidos.


6: Tomada de decisão

É o ultimo estágio que visa a escolha das alternativas do gestor para melhorar a eficiência da empresa.
Abaixo segue um exemplo da definição dos objetivos.

Aplicar uma pesquisa de mercado é uma atividade que exige muita dedicação e seriedade, gerealmente, em pequenos negócios, o único gasto é com a xerox dos questionários, dá pra se fazer uma pesquisa de qualidade gastando quase nada. Por isto é uma valiosa ferramenta  de gestão.

O que é uma pesquisa de mercado e como fazer na sua empresa O que é uma pesquisa de mercado e como fazer na sua empresa Reviewed by C.W on 19:35 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1