Aprenda colocar preços em produtos ou serviços.


Certamente, uma dificuldade muito grande dos microempresários é fazer precificação de seus produtos ou serviços, por isto, vamos discutir nesta postagem a formação de preço e os cálculos relacionados, de maneira prática e simples.
Formar preço é quando uma empresa , baseada em seus custos, previsão de vendas e outras variáveis relacionadas com o negócio, determina o preço de venda ideal. Devido a importância estratégica de estabecer preços, antes é feita uma análise com o objetivo de avaliar a lucratividade de produtos ou serviços novos ou que já existem. Esta decisão exige muito cuidado porque ela dá um posicionamento de mercado, cria uma imagem e está ligada ao volume de vendas. Por isto, a
formação de preço é tratada tanto no na política de Marketing e como no planejamento econômico-financeiro.
Entende-se como política de preços o conjunto de diretrizes duma empresa que regula suas decisões bem como as condições em que estes preços são praticados. A criação da política de preços ou estratégia  de preços tem o objetivo de alcançar os objetivos da empresa de longo prazo, ou seja, obter retorno satisfatório para o negócio. Um exemplo.:  Uma empresa pode ter uma política de preço reduzido para conquistar uma parcela maior de mercado, mas, em longo prazo, ela pode ter a finalidade de ter retorno satisfatório com o volume de vendas.
Segue algumas políticas de preço mais comum no mercado.
Preço de penetração:
É utilizado por algumas empresas para facilitar a entrada em novos mercados utilizando preços mais baixo. Mas, esta estratégia deve levar em consideração a reação dos concorrentes para evitar guerras de preços e a meta de rentabilidade, ou seja, as perdas causadas pelo preço menor na fase de lançamento serão recompensadas com lucros posteriores? Mutas empresas se lançam no mercado com o preço reduzido e, aos poucos, vão aumentando até deixar o preço normal.
Preço-nata ou Skimming
Esta política de preço é praticada em empresas que tem produtos singulares que permitem ser lançados com um valor mais alto que o normal. Geralmente, esta prática é utilizada em aparelhos com tecnologia,exemplo: o aparelho celular  é lançado a um preço alto e  que vai diminuindo com os meses.
Preço promocional:
Em algumas ocasiões o preço pode ser reduzido por curtos períodos de tempo, motivado pela sazonalidade ou perdas imprevistas de estoque, etc.
Cálculo de preço à vista.
Dados:
Po  = Preço de venda a vista
Ev  = Encargos sobre preço de venda
Ctu = Custo Total unitário
Mc  = Margem de lucro sobre o custo unitário


cálculo de preço nas vendas a prazo

Para parcelas iguais, a primeira um mês após a compra

Vamos utilizar o exemplo acima para calcular o preço da venda
Dados:

Pp = preço para recebimento a prazo
Pv = Preço para recebimento à vista
i = Taxa de juros mensal( valor unitário, ex.: 1% = 0,01)
n = Número de parcelas mensais ( Foi utilizado 1 parcela mensal no exemplo abaixo).

Fórmula:





























Aprenda colocar preços em produtos ou serviços. Aprenda colocar preços em produtos ou serviços. Reviewed by C.W on 10:16 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1