VPL - Valor presente líquido

Quando uma empresa deseja fazer qualquer tipo de investimento, normalmente, é feito projeções futuras dentro do planejamento da empresa para que os gestores  possam analisar se estão tomando a melhor decisão e se empresa terá retorno ou prejuízo.


Estes métodos são o VPL – Valor Presente Líquido,TIR – Taxa Interna de Retorno e Tempo de Retorno(Pay Back). Onde cada método é bem prático mas calculado isoladamente se torna impreciso, por isto, há necessidade de todos estes serem analisados juntos.
Para o cálculo destes métodos analíticos é utilizada  uma taxa específica chamada “TMA -  Taxa Mínima de Atratividade que significa a taxa mínima tolerada por  uma empresa quando ela faz um investimento ou a taxa máxima de juro a pagar por um financiamento” [...].
O VPL – Valor Presente Líquido é igual o valor do fluxo de caixa líquido*, ou seja, é analisada a diferença entre as entradas e saídas de caixas que são trazidas para o presente.
Quando o VPL é maior que zero significa que o investimento irá trazer retorno econômico. Isto quer dizer, que as entradas, quando trazidas para o presente, são maiores que as saídas de caixas. A taxa de retorno será maior que a TMA – Taxa Mínima de atratividade.
Se o VPL for igual a zero significa que o investimento atingiu ponto de equilíbrio, ou seja, as entradas de caixas são iguais as saídas de caixas. A taxa de retorno será igual a TMA -  Taxa Mínima de Atratividade.
Se o VPL for menor que zero significa que as entradas serão menor que as saídas de caixa e o projeto trará prejuízos. A taxa de retorno será menor que a TMA - Taxa Mínima de Atratividade. Este método permite comparar diferentes projetos e indicar o maior valor de VPL como melhor investimento.
Fórmula do Valor Presente Líquido para os valores da tabela abaixo, considerando TMA de 6% ao ano.
Cálculo do VPL - Valor Presente Líquido no excell.
Maneira de relacionar a fórmula com a tabela

 

VPL - Valor presente líquido VPL - Valor presente líquido Reviewed by Unknown on 15:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1