7 passos para se tornar um gestor eficaz




O ambiente organizacional mudou, o cenário competitivo está cada vez mais armado de tecnologia e de “Know How”. Diante disso, muitas empresas estão ficando para trás e as transformações contínuas e progressivas estão gerando uma necessidade de competências humanas.

Hoje, o patrimônio mais valioso das empresas é o capital intelectual, visto que, o valor de mercado, o alcance de resultados e  a eficiência nos processos só serão alcançados a partir das pessoas que estão  trabalhando nas empresas.

Por um lado, as empresas se deparam com dificuldades de encontrar e reter talentos e por outro, os funcionários são,  cada vez  mais, cobrados por resultados. Parece até um paradoxo porque as organizações precisam se equipar de talentos e competências para poder acompanhar as fortes mudanças e evolução do mercado e a era da informação definiu a eficácia como parâmetro para desempenho dos funcionários modernos.

Tal problemática se  resulta no  modo como as organizações estão aplicando e desenvolvendo seus funcionários. Segundo Chiavenato, as organizações precisam de pessoas que tenham virtudes suficientes para desempenhar determinado cargo ou função, estrutura organizacional que abrange todas as condições e relações de trabalho e o ambiente psicológico e sociológico adequado para poder desenvolver talentos. Na realidade isto pouco acontece, por isto, segue abaixo algumas dicas para maximizar seus resultados.

Segundo Covey, existe 7 hábitos que auxiliam o gestores a ser mais eficazes:
     
1. Ser Proativo: Uma das principais virtudes duma gestor eficaz é ter iniciativa e a capacidade de antecipa-se  aos problemas.

2.Ter em mente o objetivo final: Começar as atividades como os objetivos da organização em mente e priorizar resultados.

3.Primeiro o primeiro: Estabelecer prioridades de acordo com os objetivos da empresa, ou seja, estabelecer níveis de importâncias quando for executar as atividades.

4.Pensamento do tipo ganhar/ganhar com respeito mútuo e benefícios mútuos:  Pensar sempre em sucesso bilateral tanto por parte do funcionário/colegas como funcionário/organização.

5.Procurar primeiro compreender para depois ser compreendido: Diz o ditado que temos dois ouvidos e uma boca para escutar mais do que falar. Isto serve para o ambiente empresárial também.

6.Sinergia: Saber lidar como as equipes e criar cooperação.

7.Promover a renovação constante: “Mudanças geram resultados”. Isto serve para os gestores que desejam se diferenciar, Se torne obsoleto antes que o mercado o faça e recrie-se.

Certamente, as competências individuais precisam estar relacionadas a estrutura que a empresa tem que oferecer e com o clima adequado do ambiente de trabalho. Estes fatores, juntos, aumentam o desempenho do gestor e  da organização.

7 passos para se tornar um gestor eficaz 7 passos para se tornar um gestor eficaz Reviewed by Unknown on 18:09 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1