Guia simples e prático de como abrir uma empresa


A fase inicial é,de longe, a mais díficil do negócio, nela o empreendedor enfrenta a falta de caixa, o baixo fluxo de clientes, falta de conhecimento da marca, baixo capital de giro; muitas cobranças e responsabilidades.Mas, com planejamento, clareza dos objetivos e trabalho torna mais fácil superar estas dificuldades.Por isto, preparamos um guia simples que descreve todas etapas do processo empreendedor. 


 1.     PERFIL DO EMPREENDEDOR = A primeira ação que deve ser feita por uma pessoa que deseja abrir um negócio é refletir se realmente tem características dum empreendedor, a saber:
  • Gostar de correr riscos
  • ser organizado
  • gostar de planejar
  • ser entusiasmado
  • bom relacionamento interpessoal
  • querer aprender sempre.
2.  DEFINA QUE NEGÓCIO ABRIR = Muitas pessoas pensam que ideia e oportunidade de negócio são a mesma coisa, porém estas são situações distintas, visto que, todos os dias milhares de pessoas têm ideias que não tem retorno e viabilidade financeira já uma oportunidade de negócio é um projeto viável e com possibilidade de retorno financeiro.


Quando este projeto está mentalizado  deve-se definir em que ramo atuar porque não é legal se fazer aquilo que não se gosta, por isso, o futuro empreendedor deve-se perguntar: Eu quero trabalhar neste ramo de negócio por longo anos de minha vida? Serei feliz fazendo isto? Vale a pena investir tempo, dinheiro e compromisso neste tipo de empresa?

Estas perguntas irão definir se existe o indivíduo tem  afinidade com as futura área de atuação. Afinal, o empreendedor  irá passar boa parte de sua vida dentro do negócio, por isto, deve-se refletir sobre qual ramo de atuação lhe dá prazer em trabalhar e que faça você investir seu tempo e dinheiro sem arrependimentos.

3. PLANEJE SUA EMPRESA = 
  • Plano de negócio!!!
Com o plano de negócio o empreendedor saberá com clareza quais são os recursos (funcionários, dinheiro, infraestrutura)  para implantação do negócio e passará credibilidade a parceiros como bancos, sócios e fundos de investimentos. A partir do PN é que se terá certeza da viabilidade do negócio, ele que irá mostrar  os pontos fracos e fortes; oportunidades e ameaças do negócio. Por isto, é importante que a empresa tenha todo seu planejamento escrito no  papel.

4. GESTÃO DE NEGÓCIOS =  Quando o negócio está em operação é a hora de aplicar o que está no plano de negócio. Nesta fase deve-se focar o controle de fluxo de caixa, as relações com fornecedores e concorrentes e buscar sempre a mais alta satisfação do cliente.




Guia simples e prático de como abrir uma empresa Guia simples e prático de como abrir uma empresa Reviewed by Unknown on 05:40 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1