Transforme seus funcionários em super vendedores


Sem dúvida, a venda é uma das etapas mais importante do processo de comercialização(Corrigindo; é o mais importante!!!!), pois, todo trabalho de planejamento; organização, alocação de (recursos, matérias-primas, pessoas) só  será bem sucedido se a venda do produto for efetuada com sucesso. Ou seja, tanto a abordagem como todo o processo de venda em si é o ponto crítico que vai determinar se a empresa irá transformar todos seus esforços em resultados financeiros.


Uma das vantagens das microempresas é a quantidade reduzida de funcionários que permite um maior desenvolvimento dos profissionais de vendas, por isto, preparamos esta matéria com as principais características dos super vendedores e também o autoconhecimento; valores a atitudes de um vendedor de sucesso.  

 Quando a gente trabalha como vendedor temos, como via de regra,que conhecer para quem estamos vendendo. O conhecimento sobre o consumidor decide o sucesso ou o fracasso da venda, pois, como o profissional irá orientar o consumidor sem que conheça suas preferências e gostos? Uma boa dica para isso é analisar o perfil do consumidor, como ele se veste, seu jeito de falar, o corte do cabelo,etc. Estas informações indicarão o produto adequado para este consumidor.
Um exemplo que nunca esqueço foi quando entrei numa loja das farmácias Pague Menos e um vendedor mim abordou oferecendo um suplemento de vitaminas. Diante daquela situação, até inusitada, mim perguntei: Por que este funcionário supôs que eu estava necessitando de suplementos? De certo, ele  analisou meu perfil e deduziu que eu fazia academia e mim importava com a minha aparência e que minha necessidade seria satisfeita com um suplemento que estava na promoção. Posteriormente, descobri que a rede de farmácias oferece treinamento para os vendedores. Esta percepção do vendedor aumenta tanto a credibilidade da empresa quanto sua conversão em vendas.

Um vendedor não trabalha para si mesmo ele representa uma empresa e deve conhecê-la (por obrigação!). Pois, os vendedores de sucesso vestem a camisa da empresa e conhecem seus  valores para melhor representá-la.Isto, gera um vínculo de confiança e lealdade.
Um fato bem constrangedor seria um profissional de vendas um produto que está ultrapassado ou com o preço desajustado. Por isto, o vendedor deve ter conhecimento sobre o mercado em que atua,saber as  novas técnicas e formas de comercialização assim como inovações e tendências do seu setor.

No mínimo, é exigível de qualquer vendedor a habilidade de informar, persuadir e responder sobre qualquer questionamento sobre o produto. Saber informações básicas sobre o produto como: o Potencial de desempenho, limitações e usos e aplicações oferecem confiança ao consumidor e influenciam o processo de compra.

O grande Alexandre Luzzi Las Casas descreve, de maneira clara, os atributos dum supervendedor:

A-) Elevado nível de energia:
O perfil de super vendedor, geralmente, é composto por pessoas proativas, sempre dispostas a trabalhar mais e com mais dedicação e vontade.
B-) Intensa Autoconfiança:
Estes profissionais confiam na sua capacidade e no seu potencial de venda. Mostrando, sempre, vontade de ultrapassar os limites.
C-) Sistema de valores caracterizado por prestígio, status, ansiedade em ganhar mais e melhorar o padrão de vida.
Demonstrar aos outros a capacidade de vencedor e transformar seu trabalho em bens é o motor que impulsiona estes funcionários. Cabe ao gestor premiar, de acordo com os resultados, e criar melhores condições de trabalho.
D-)Hábito de trabalhar sem supervisão:
Estes funcionários, pelas suas capacidades e eficiência, gostam de ter a liberdade de tomar decisões.
E-) Perseverança Habitual:
Esta  virtude é, sem dúvida,  que faz diferença no ambiente de vendas pois, as negativas fazem parte dessa profissão e muitos profissionais desistem por não conseguirem levantar a cabeça e continuar em frente. O supervendedor entende que isto faz parte e tem no sangue a motivação e o comprometimento com os objetivos maiores que o motiva a seguir em frente.
F-)Tendência natural à competição:
Estes funcionários estão sempre querendo competir e querem ser os melhores. Este espírito de competição gera maiores resultados para os super vendedores,  Impulsionando-os a estarem sempre no primeiro lugar.

(in” Técnica de vendas- Como vender e obter bons resultados” 3ª.ed.ATLAS, SP-2004, P28)- Adaptado.

Se estas virtudes forem bem aproveitadas e bem desenvolvidas através de treinamentos para os funcionários, certamente, os resultados em vendas serão positivos. As características  de um supervendedor são, na grande maioria,  naturais, mas não quer dizer que não podem ser trabalhadas com todos. Por isto, melhores condições de trabalho; comissões adequadas e o treinamento de apresentação de produtos e abordagens ajudam na criação de super vendedores.



Transforme seus funcionários em super vendedores Transforme seus funcionários em super vendedores Reviewed by C.W on 19:58 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1