10 dicas para uma boa entrevista



Uma das maiores dificuldades que os empreendedores enfrentam é selecionar funcionários. Visto que, a maioria dos  pequenos negócios não contam com empresas especializadas e nem o pessoal do Recursos Humanos preparados para esta função. Recrutar e selecionar talentos exige conhecimento do cargo a ser
preenchido e analise apurada para identificar competências e habilidades que são necessárias para preencher o cargo.


Comparar cargos e candidatos para escolher o profissional mais adequado para a empresa e para o cargo  é uma tarefa que muitos gestores não entendem e não executam causando ineficiência do funcionário, frustração e desperdício de tempo e dinheiro. Por isto, preparamos 10 dicas para uma boa entrevista.

1.Defina um plano de entrevista:  Examine o propósito da entrevista e determine as áreas e questões específicas a serem cobertas. Dê uma olhada nos requisitos do cargo, no formulário de pedido de emprego, resultados dos testes aplicados e outras informações relevantes sobre o candidato.

2.Estabeleça e mantenha um relacionamento com o candidato. Atenda-o gentilmente, explique o propósito da entrevista, mostre interesse nele e ouça atentamente.

3.Seja um ouvinte ativo: Procure entender, compreender e ter uma visão geral do candidato.

4.Preste atenção em aspectos não – verbais: Esteja alerta quanto a sua postura e maneira de se comportar ( expressões faciais, gestos, posição do corpo, movimentos, atitudes pessoais e sentimentos).

5.Proporcione informações de maneira livre e honesta, responda francamente as perguntas do candidato. Apresente uma visão realista sobre o futuro do candidato.

6.Utilize perguntas com eficácia. As questões devem ser objetivas para ter respostas objetivas

7.Separe fatos de inferências: Durante a entrevista, registre informações factuais, depois, registre suas inferências e interpretações dos fatos. Compare suas inferências com as dos demais entrevistados.

8.Reconheça seus próprios preconceitos e estereótipos.

9.Controle o curso da entrevista, estabeleça um plano e procure alcançar seus objetivos.

10.Padronize as perguntas a fazer para aumentar a confiabilidade e evitar discriminação. 


Aplicar corretamente as técnicas de entrevista é uma boa maneira de identificar talentos e alocá-los no lugar certo. Quando o candidato certo for selecionado cuide em fazer a integração de um modo que o novo colaborador se sinta bem acolhido e saiba suas responsabilidades e tarefas e o que a empresa espera dele.
10 dicas para uma boa entrevista 10 dicas para uma boa entrevista Reviewed by Unknown on 12:59 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1