7 dicas de boas ideias

Certamente, a grande dificuldade das empresas que estão em fase de iniciação ou as que já operaram no mercado é a falta de boas ideias e a dependência da técnica de Benchmarking para se posicionar no mercado. A questão é: Será que o grande problema é ter pensamentos novos ou substituir os velhos?


Como a inovação tem um grande destaque no diferencial competitivo e no momento atual, preparamos algumas dicas de boas ideias.


1.Pare para pensar:

A grande dificuldade das pessoas é deixar de lado, por um momento, a pressão, responsabilidade e o medo de se iniciar um negócio para refletir sobre o que poderá ser feito para gerar valor e utilidade ao produto. Segundo Eduardo Shinyaschiki, quando a pessoa se questiona que está sem tempo é hora dela parar e refletir sobre tudo que ela está fazendo. Ou seja, a 1º dica é parar e pensar sobre o negócio.

2.Não existe “EUREKA”:

Certamente, é difícil os casos em que uma ideia sai de um estálo. O mito de que a ideia veio a tona como um relâmpago e está pronta para ser aproveitada deve ser trocado pela reflexão contínua desta mesma ideia e, aos poucos, ela estará se tornando em uma oportunidade de negócio.

3.A vida é melhor em grupo:

Quando pensamos em ideias individualmente é comum deixarmos passar despercebidos alguns   detalhes de negócios que inviabilizam o projeto.Os detalhes também fazem a diferença no mundo empresarial,por isto, uma boa dica é a técnica Brainstorming que reúne grupos em função de criar e debater as  ideias.

4.Adapte as ideias

Umas das perguntas que  devemos  fazer é: Esta ideia se adéqua ao mercado onde quero implantá-la? As ideias devem ser adaptadas às variáveis do mercado (gosto, comportamento, padrão de vida, etc).
Vai que você tem uma ideia de montar concessionária de carros de luxos na sua cidade e descobre que a renda mensal das pessoas é de R$ 900,00 reais. O negócio é inviável desde que você adapte a concessionária para vender carros populares ou vender motos.

5.Não rejeite o erro:

Errar quer dizer que a pessoa está aprendendo e tentando. Isto é bom e aprender com o erro é evoluir, por isto, é o dever do empreendedor.

6.Perder o foco é importante: 

Um grande erro dos empreendedores é focar no negócio dia e noite  e pensar que poderá ter um nova ideia através disso, pode até ser, mas, o fato é que ao desfocar as atividades do negócio e ter um momento de lazer é uma boa maneira de relaxar a cabeça e o espirito, com isto, as ideias fluem. 

7.Bagunça organizada:

Em Fim, ter ideias é pensar diferente, inovando e  associando coisas que não tem nada haver. A graça está em fazer coisas diferentes de modo organizado, ou seja, a singularidade do pensamento junto com a organização gera resultados.
7 dicas de boas ideias 7 dicas de boas ideias Reviewed by Unknown on 06:27 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1