8 dicas para um empreendedor de sucesso


O grande sonho de todo Brasileiro, depois de ter a casa própria, é abrir seu próprio negócio.  Mas este é um processo que pode demorar de 6 a 12 meses e envolve muita burocracia e planejamento. A vida de um aspirante a empresário é muito desequilibrada, principalmente no inicio, e muitos falham por não conhecerem a si mesmos e o mercado onde irão atuar. Por isto, preparamos 8 dicas para um  empreendedor de sucesso.

1.Ande com outros empreendedores
Quando se tem contato com pessoas que tem o mesmo pensamento há uma troca de experiências que certamente serão positivas para quem está começando. Procure frequentar feiras e eventos de empreendedorismo certamente, você poderá encontrar sócios, parcerias e fornecedores        .

2.Planeje-se

A principal causa de mortalidade empresarial é a falta de planejamento. Aprenda a elaborar um plano de negócio, com ele tudo fica mais claro, as ideias se organizam e a oportunidade de negócio estará sendo validada ou descartada. Por isto, colocar  no papel suas ideias é o primeiro passo para se ter chance de sucesso.

3.Encontre o sócio ideal

Normalmente, ter um negócio toma muito tempo da vida do empreendedor e compartilhar competências dá a empresa mais chances de engrenar. Isto faz da escolha dos sócios uma tomada de decisão estratégica e que merece atenção, pois, sociedade é igual a casamento. Deve-se procurar conhecer o passado dos futuros sócios, buscar competências complementares que agregam valor ao negócio. Existem muitos casos em que o empreendedor escolhe seu sócio baseado na amizade e acaba perdendo um amigo, por isto, a escolha deve ser planejada e com o objetivo de completar algo que falta na empresa.

4. Divida seu tempo
Mesmo sendo bem organizado, no inicio, o empreendedor ficará mais tempo na empresa que o desejado. Então, antes de iniciar as atividades prepare sua família, é importante que todos compreendam. Quando sua empresa tiver andando com as próprias pernas tire um tempo para férias (aproveite a sazonalidade do negócio) e equilibre sua vida.

5.Converse com clientes

Saber a opinião das pessoas que consomem seus produtos e serviços é essencial para corrigir erros e fazer melhorias. Afinal, o mercado e gosto mudam cabe o empresário se antecipar as mudanças.

6.Contrate bons profissionais

Ter bons profissionais é o maior investimento que se pode fazer. Geralmente, a competência dos profissionais está, intimamente, ligado  ao crescimento de longo prazo. Pequenos negócios, nem sempre têm bons assessores externos e contar com uma equipe competente traz profissionalismo a empresa, influenciando de maneira positiva nos resultados.

7. Esteja de acordo com a lei

Procure saber quais licenças exigidas para o setor que você irá atua, os impostos que serão descontados e o alvará de funcionamento. Estas exigências legais são demoradas, mas, é importante para que nada interrompa suas atividades.

8. Aprenda sempre

A principal característica dos empreendedores é serem “famintos” por conhecimento. Este processo de aprendizagem é contínuo. Frequente feira de eventos, leia revistas sobre sua área de atuação. Estude tudo que possa agregar valor e busque informações de empresas grandes e tendências do setor. 
8 dicas para um empreendedor de sucesso 8 dicas para um empreendedor de sucesso Reviewed by C.W on 14:09 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1