Plano de negócio: Mercado e competidores




Na seção mercado e competidores será  abordado três partes (Análise de Mercado, Mercado-Alvo e análise  da concorrência).



Análise de Mercado

Descreva porque o mercado é promissor, o empreendedor deve saber se seu setor de atuação está em alta ou em baixa (em %). Mostre quais fatores (Culturais, Econômicos e sociais) estão influenciando no setor. Por exemplo, se você irá investir num salão de beleza e o mercado teve crescimento de 25%, por causa da preocupação das pessoas com o corpo mostra que o negócio é promissor.

Mostre o tamanho real do mercado (número de clientes e competidores). É importante saber se o mercado está saturado ou se ele suporte a entrada de um novo entrante. Descreva como  o mercado está estruturado e segmentado, ou seja, se as empresas concorrentes atendem a nichos específicos de clientes.  Obs.: Mostre gráficos e tabelas,  com fontes, para facilitar o entendimento.



Mercado-Alvo

Tente mostrar qual o perfil do comprador, onde ele se encontra e como chegar até ele. Quando for escrever sobre o perfil  dos clientes avalie por:
Localização
  • País,  região, estado, cidade, bairro, etc
  • Pesquise se a região tem infra estrutura de transportes.


Características
  • Pessoas: Idade, sexo, tamanho da família,  educação, ocupação, renda, etc.
  • Empresas: Setor, porte da empresa, número de funcionários, tempo de existência, faturamento, etc.


Estilo de vida

  • Pessoas: Passatempo, hábitos de consumo, atividades sociais e culturais, etc.


OBS.: você pode fazer pesquisa primária para levantar as informações.

Análise da concorrência

Descreva quem são seus concorrentes, de que maneira seu produto tem vantagem competitiva. Pesquise se a concorrência é líder de mercado e se a equipe dos seus principais concorrentes é eficiente. É aconselhável fazer uma tabela de comparação.


Plano de negócio: Mercado e competidores Plano de negócio: Mercado e competidores Reviewed by C.W on 13:49 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1