Conheça os principais tipos de franquias


Segundo o Sebrae, o franqueamento é o “Sistema pelo qual uma empresa outorga a outrem, o direito de uso de sua marca e venda de produtos e/ou serviços, transfere experiência e presta assistência permanente, mediante um contrato que prevê o pagamento de taxas referentes aos serviços prestados e aos direitos cedidos”. O Brasil é o terceiro país em números de franquias do mundo, só fica atrás dos Estados Unidos e Japão. Este cenário é favorável porque o brasileiro está preocupado com a diminuição dos riscos e das incertezas na hora de abrir um negócio.

Tal representação, também, se deve pelo baixo índice de mortalidade entre franquias com menos de 2 anos que é em torno de 3%, em comparação com as empresas independentes que fecham em menos de dois anos este percentual é baixíssimo. Empresa bem sucedida no mercado, marcam já conhecida, padronizações de processos e melhores fornecedores são os motivos que garantem maiores chances de sucesso entre as empresas que estão iniciando. Por isto, a franquia é uma boa maneira de se abrir um negócio, principalmente para pessoas que não tem muito conhecimento de gestão.

O modelo de franquia oferece experiência do negócio e uma marca com aceitação no mercado para os franqueados, isto faz, o processo de franqueamento um modelo de negócio mais simples de ser implantado e com menos riscos. Por isto, preparamos alguns tipos de franquias para auxiliar na sua jornada empreendedora.

Principais franquias considerando os modelos de negócios
Franquia Individual
Este tipo de franquia não divide espaço com outras franquias. O franqueado presta exclusividade para apenas uma marca.

Franquia de convenção
Aproveita o ponto comercial existente para diminuir os investimentos tanto do franqueado como do franqueador.

Franquia shop in Shop
Quando o empresário já possui ponto comercial e deseja colocar uma franquia de ramo diferente no mesmo local.

Franquia combinada

Quando o franqueado já possui uma franquia e deseja incorporar outra no mesmo estabelecimento.

Principais franquias considerando a localização geográfica

Franquia unitária
Quando o franqueador disponibiliza ao franqueado o direito de implantar e operar seu negócio

Franquia múltipla
Quando o franqueado cresce mais que seu limite de mercado ele  pode formar sua própria rede local ou regional de franquias

Franquia regional
Nesta, o franqueado pode fazer contratos individuais sob sua responsabilidade

Franquia de desenvolvimento
Quando a rede de loja reparte o mercado para suas franquias permitindo que as mesmas abram franquias próprias ou em parcerias na sua área de atuação.

Franquia de representação

O franqueador não cede direitos geográficos ao franqueado

Principais franquias considerando a remuneração

Franquia de distribuição
Neste tipo de franquia não há royalties e taxa inicial da franquia, em seu lugar existe uma remuneração básica com base nos produtos ou serviços, normalmente os royalties e taxa inicial  estão embutidos na remuneração total.
Franquia pura

Neste modelo, o franqueador cobra do franqueado royalties e taxas de franquias sobre rentabilidade. Normalmente, o franqueador não entra como fornecedor e não tem remuneração sobre o fornecimento de terceiros.

Franquia mista
O franqueador cobra do franqueado as taxas de fornecimento de produto, royalties e taxas de franquia, este modelo é o mais utilizado atualmente.
Conheça os principais tipos de franquias Conheça os principais tipos de franquias Reviewed by C.W on 13:14 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1