5 dicas para empreender sem dinheiro



1. Definição de objetivos realistas

Um dos problemas que faz muitos negócios fracassarem  é a falta de visão da realidade do mercado por parte dos empreendedores. Esta falta de  visão cria uma percepção errada do negócio que não se encaixa no que o mercado precisa. Consequentemente, a empresa começa muito  grande ou muito pequena.


A dica é encontrar o meio termo, nem muito grande nem muito pequeno. Assim, o empreendedor diminui os riscos e facilita o ajuste da estrutura da empresa com o tamanho da necessidade do mercado.  Sempre, seja realista e adéque  a empresa à realidade do mercado e não o contrário.

2. Conhecimento dos custos

Quando um negócio está no início existe um ponto de convergência entre os custos e a disponibilidade de gerar dinheiro. Quando se precisa fazer um orçamento inicial  muitos empreendedores fracassam por estimar o negócio  de maneira grosseira. Por isto, detalhe todos os custos de operação para projetá-los no fluxo de caixa.
Pouco ou muito dinheiro são responsáveis pelo fracasso das empresas. Pouco dinheiro, faz com que a empresa não suporte os custos operacionais, por outro lado, muito dinheiro gera excesso de gastos desnecessários. Então, faça uma lista de todos os custos preliminares.

3. Financiamentos pequenos

Na hora de procurar financiamentos priorize os pequenos empréstimos porque é mais fácil conseguir um pequeno empréstimo para compra de móveis de escritórios do que para compra de um imóvel para a empresa. É mais fácil e menos trabalhoso! Priorizar recursos pequenos viabiliza a implantação do negócio e torna possível conseguir empréstimos de diferentes lugares até cobrir os custos preliminares.

4. Aplicação com rentabilidade

Com os recursos limitados, o empreendedor deve aplicar o dinheiro onde há resultado imediato. Quando o dinheiro é aplicado em determinada área, outras ficam escassaz, por isto, deve-se identificar que produtos e serviços vendem rápido para gerar caixa. O Segredo é aplicar mais dinheiro em capital de giro do que em ativos fixos. Muitas lojas são bonitas, mas, com pouco estoque, por isto, invista em coisas que tenham retorno.

5. Controle do fluxo de caixa

O grande problema  de muitos negócios é o controle das datas de pagamentos e recebimentos. Estimar o recebimento de dinheiro de clientes depende que estes paguem em dia, o que envolve um grau de incerteza, por isto, muitas empresas não conseguem honrar com seus compromissos e fracassam. Nestes casos, o problema foi a falta de controle nas datas de entradas e saídas. 


O futuro empreendedor deve, sempre, ter um valor de contingência para os eventuais atrasos de pagamentos, quedas de vendas e outros problemas. Outro cuidado que o empreendedor deve ter é planejar um espaço de tempo suficiente nas projeções de fluxo de caixa, assim como, dá atenção ao capital de giro para despesas não programadas.
5 dicas para empreender sem dinheiro 5 dicas para empreender sem dinheiro Reviewed by Unknown on 06:38 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1