Plano de negócio: Produtos e Serviços


Na seção produtos e serviços deve-se descrever o que a empresa oferece aos seus clientes, mostre as características que torna seu negócio especial e o que ele tem para oferecer aos clientes. Sempre de maneira objetiva e destacando as ofertas, a saber:


  1. Benefícios e diferenciais – Mostre os benefícios que tornam seus produtos e serviços diferentes e agregam valor ao negócio.
  2. Utilidade e apelo -  É importante que a seção produtos e serviços mostre qual necessidade das pessoas o produto irá satisfazer e qual sua serventia.
  3. Tecnologia P&D e Patentes – Mostre as tecnologias que a empresa domina e utiliza na produção dos produtos e serviços, Descreva as pesquisas de desenvolvimentos( Se a empresa tiver) e se a organização tem a propriedade intelectual sobre o produto e serviço.
  4. Ciclo de vida.
Normalmente, os produtos possuem um ciclo de vida que passam por quatro etapas clássicas que mostram seu desenvolvimento no mercado. Estas etapas são:
  • Introdução: Os produtos ficam nessa etapa quando acabam de ser lançados e ainda estão na base do desconhecimento. A maior característica desse estágio é o gasto com promoção e baixo volume de vendas.
  • Crescimento:  Nesta fase, o volume de vendas aumenta pois, os clientes já conhecem o produto e já testaram, consequentemente, há um aumento no lucro.
  • Maturidade: O crescimento das vendas começa a reduzir, há necessidade de novas promoções para que o cliente não vá para concorrência. O produto começa a ter custos maiores e demandas menores gerando  lucro menor.
  • Declínio: As vendas decrescem e o lucro some fazendo com que o produto seja retirado do mercado.


Quando se trata de descrever o produto deve-se diferenciar características dos benefícios, ou seja,  priorizar a descrição dos benefícios do produto porque qualquer negócio nasce duma necessidade a ser resolvida e os produtos a serem vendidos devem trazer benefícios para as pessoas.


OBS: Se a empresa tem vários produtos é aconselhável fazer um portifólio dos produtos.
Plano de negócio: Produtos e Serviços Plano de negócio: Produtos e Serviços Reviewed by C.W on 17:34 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1