Workshop: Temas conteporâneos - StartUP


O evento (Workshop: Temas conteporâneos - StartUP), realizado nesta Quinta-feira (23 de Maio), auditorio central da Universidade Estadual Vale do Acaraú  mostrou de maneira simples e original como os estudantes de administração do Ceará, especificamente da Região norte do estado estão antenados para os
novos modelos de negócios e ativos na criação de projetos inovadores. Uma das coisas que causaram boa impressão do evento foi a simplicidade e a capacidade de articulação do grupo de estudo Start Group em fazer muito com pouco recurso. Trazendo um pouco de histórias empreendedoras no ceará e abordando um assunto novo na universidade.

A palestra,no período da manhã, realizada por Mêndel Oliveira e josé Albuquerque criadores da startups PolivalenTI abordou o tema: modelagem de negócio tendo como foco o modelo canvas. Um dos comentários que não posso deixar passar é o fato da figura, convencional,  do palestrante baseada numa carreira de sucesso e histórico invejado ser trocada por palestrantes novos e que estão começando. Esta aproximação de indentidade entre os palestrantes e os estudantes gerou uma troca de conhecimento com linguagem fácil de ser compreendida e deixou  claro que jovens podem ter ideias inovadoras e criar uma startup. 

Para quem quer conhecer a PolivalenTI

No periodo da tarde, tivemos uma aula com Mikael Araújo sobre desenvolvimento de clientela, estruturação do modelo do negócio e do processo de implantação duma startup. Esse cara tem o meu respeito, olha que sou crítico! O Mikael trouxe um pouquinho da sua experiência no Vale do silício e mostrou como o empreendedor e investidor  no Brasil precisam evoluir no aspecto de compartilhamento de ideias e no próprio modelo Startup que ainda está se desenvolvendo no país.

O assunto  novo para os estudantes foi a Startup Boação que trouxe o empreendedorismo Social como modelo de negócio. Eu achei gênial porque é uma área nova e impõe respeito, pelo que eu vi na Startup Boação, no quesito tecnologia e inovação.

Nó período da noite aconteceu o Papos em rede que foi mediado pelo Leonardo Leitão com a participação  do Adriano macêdo criador da Startups PSQ, Mikael Araújo criador da startup Boação e Léo Santos co-fundador da Zeppelin studio. Estes caras mostraram um pouca de suas experiências de maneira muito engraçada e realista do que é  ter uma startup. Logo abaixo está algumas palavras de destaque no papos em rede, não tenho dúvida de que você vai ter uma visão mais realista e prática de como criar uma startup com estas frases.
  • "Ou a gente fazia ou a gente conversava"
  • " A startup nasce de um problema real"
  • "Para um negócio dá certo tem que ter pessoas interdisciplinares"
  • Se você vai pedir um investimento você tem que saber o que quer"
  • " Quanto mais você erra mas, você vai estar próximo do que quer"
  • "Se você vence no Ceará, você vence em qualquer lugar" Esta foi muito boa![risos]. 
  • " Não existe regra em startups, ou melhor, existe uma regra: você não tem hora pra durmir.
  


Workshop: Temas conteporâneos - StartUP Workshop: Temas conteporâneos - StartUP Reviewed by Unknown on 12:52 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1