Avaliação de desempenho: Conheça os Métodos mais utilizados



A avaliação de desempenho é um sistema de gestão formal que tem o objetivo de avaliar a qualidade do desempenho do colaborador dentro duma organização. Este é, sem dúvida, um dos processos mais importante quando se trata de gerenciar pessoas. A avaliação do colaborador é a ferramenta que vai mostrar a empresa se ela acertou na contratação dos seus funcionários e irá aumentar o desempenho da organização, por isto, os gestores e empresários começaram a utilizar não só a avaliação de desempenho como também o gerenciamento de pessoas como fator estratégico dentro das empresas.

Por meio de avaliar os funcionários, as empresas potencializam as qualidades dos colaboradores para o alcance de metas e objetivos estratégicos. Este processo permite identificar quem será promovido, bem como responsabiliza os funcionários pelo seu desempenho, orientando o colaborador com desempenho ruim.


Este processo funciona como técnica de controle e supervisão das atividades realizadas,onde  a organização não assume qualquer responsabilidade no processo, cabe o funcionário, arca sozinho com as consequências do seu desempenho. A avaliação de desempenho é considerada uma ferramenta auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários, por isto, é bastante eficaz na aprendizagem organizacional.

Condições para a implantação da avaliação de desempenho


  • os recursos devem ser suficientes para recompensar o desempenho;
  • os padrões de avaliação devem ser claros;
  • os objetivos estabelecidos devem ser claros e tangíveis;
  • os resultados sempre devem ser oferecidos aos funcionários;
  • o avaliador deve ser imparcial (cuidado com o medo de ser avaliado);
  • as avaliações devem ser objetivas e justas, com medidas diferentes para diferentes cargos e funções;
  • o processo deve ser contínuo;
  • devem ser avaliados os resultados. Capacidade, potencial e personalidade devem ser secundários;
  • os registros devem ser válidos e confiáveis, sob pena da avaliação ser inexata.
  • Comprometimento e participação ativa dos colaboradores


Métodos mais utilizados:

Método das Escalas Gráficas
Este é considerado o mais antigo, o mais simples e o mais difundido. Utiliza como parâmetro de avaliação o relacionamento interpessoal, dedicação, cooperação, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, etc.




Método das escolhas Forçadas
O avaliador escolhe uma afirmação entre duas, focalizando geralmente os aspectos  do comportamento. Sendo que cada bloco contém 2,4 ou mais frases.



Método dos Incidentes Críticos
Identifica as características que o cargo exige, sendo formulado a partir dos parâmetros:

  • Representação desempenhos altamente positivos e altamente negativos
  • Cada fator de avaliação é transformado em incidente crítico ou excepcional 






Lista de verificação Comportamental

 Baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados (check-list) a respeito de cada funcionário. Funciona a partir do parâmetro:

  • Cada um dos fatores recebe uma avaliação quantitativa







Não existe a pessoa certa para fazer a avaliação de desempenho, ou seja, é adequado quem está acompanhando os funcionários aplicar a avaliação pode ser o líder, gestor ou empresário. Todos os métodos, se bem aplicados, melhoram o desempenho da empresa e de seus colaboradores..








Avaliação de desempenho: Conheça os Métodos mais utilizados Avaliação de desempenho: Conheça os Métodos mais utilizados Reviewed by C.W on 19:36 Rating: 5

3 comentários

Nos encontre no G+1