Elabore um planejamento voltado para resultados

Planejar é um fato essencial nas atividades empresariais, tanto que se utilizado de maneira correta aumenta a competitividade, permite que a organização tenha um bom posicionamento de mercado, diminui os riscos na tomada de decisão, etc. Esta é a teoria porque na prática o mercado é composto por empresas de grande porte  que  tratam o planejamento com seriedade sendo extremamente competitivas e com planejamento estratégico bem elaborado e executado e pelas demais empresas que acham que planejar é besteira e perda de tempo atuando sem planejamento algum.


O fato é que as PMEs deveriam dá mais valor para o planejamento, visto que, competem com empresas maiores e têm menos recursos para serem investidos. Por isto, preparamos 5 passos para implementação dum planejamento voltado para resultados.

1. Focalize coisas simples

Basicamente, o planejamento para PMEs significa responder: Aonde eu quero chegar e como eu vou chegar? Isto é estratégia! A complicação está nas cabeças das pessoas que idealizam um processo complexo que só pode ser realizado por executivos especialistas.
Em geral, as empresas preparam um planejamento para três a cinco anos e preparam outro planejamento de um ano  com mais detalhe.
Segundo Peter Duncan, o planejamento das empresas pode ser elaborado seguindo as perguntas:
  • O que vamos vender?
  • Para quem vamos vender?
  • Como superamos a concorrência?
  • Análise da Situação (Em que ponto estamos hoje?)
  • Formulação da estratégia (Aonde queremos chegar?)
  • Planejamento da implementação (Como chegar lá?, Quanto custará?, Qual o cronograma?, quem é o responsável?



2 .Lance uma visão motivadora

Todo trabalho da organização é reforçado e orientado por uma visão que motiva todos envolvidos no trabalho para o alcance dos objetivos e metas. A visão da empresa deve englobar as realizações para todos que nela trabalham. Uma característica do planejamento de empresas bem sucedidas e inovadoras é o estabelecimento de metas e visão claras. Pode-se quantificar a visão de futuro da empresa, por exemplo: aumentar o faturamento, reduzir gastos, aumentar a participação de mercado, etc.

3. Coloque dados significativos

A coleta de dados e informações é muito valiosa para a elaboração do planejamento, visto que, a partir dessas informações a empresa irá saber qual sua posição em relação aos concorrentes e ao mercado. É comum em muitas empresas os gestores coletarem dados diferentes ou com prioridades diferentes que acabam dificultando a elaboração do planejamento. É aconselhável na primeira reunião definir os dados que deverão ser coletados para que a equipe trabalhe com foco no que a empresa precisa fazer.

4.coloque no papel um plano, não um evangelho.

Todo planejamento é elaborado e colocado no papel, daí o termo “plano” porque ele é escrito. Isto, pelo fato da inexistência do plano ocasionar desentendimento em relação ao plano e perda de desempenho e ânimo dos funcionários ocasionado pela falta de credibilidade na realização do planejamento. Um bom plano é objetivo e claro para que os colaboradores da empresa tenham facilidade de entender a  visão de futuro  e, ao mesmo tempo,  para que a organização seja flexível às variáveis externas e oscilações do mercado.

5. “Elaborar é preciso, implantar é o difícil”.



Esta frase ilustra bem a dificuldade e a importância  de tirar todo planejamento da empresa do papel e colocá-lo em prática. É comum, em muitas empresas, ser criado um bom plano estratégico e no momento de realizá-lo a organização não tem sucesso. De certo, a maioria dos empresários bem sucedidos tiram 1/3 do seu tempo semanal para controlar o plano de ação. Ou seja, toda visão deve ser controlada semanalmente ou mensalmente para que as metas sejam realizadas ou refeitas e o planejamento, como um todo, seja bem sucedido.

Elabore um planejamento voltado para resultados Elabore um planejamento voltado para resultados Reviewed by Unknown on 13:19 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1