Técnicas de Vendas


A principal dificuldade das empresas é converter seus produtos e serviços em dinheiro, falando assim, parece fácil, mas esta tarefa além de ser complexa por  envolver a subjetividade de gostos e necessidades dos clientes é extremamente importante, pois a venda é o foco da empresa se ela falhar todo trabalho da organização também falhará.

Acho que você já deve ter ouvido a expressão “papo de vendedor” certamente este é um dos principais motivos para casos de insucesso nas vendas. O processo de venda é composto por: necessidade do cliente, satisfação desta necessidade através de um produto ou serviço. Porém, o que se aprende em muitos cursos e treinamentos para vendedores é como vender, vender e vender.

Falando nisso,  lembro-me de quando fui comprar algumas blusas para o dia a dia, a vendedora muito prestativa fez uma boa recepção. Quando pedir para a moça sua opinião sobre como tinha ficado as roupas ela mim ouvi  vários elogios, resultado: comprei  blusas com gola em “V” que não combinam comigo e estão guardadas. Certamente, a vendedora estava preocupada na venda e não na minha necessidade. O objetivo do vendedor é prestar assistência ao cliente para que ele escolha a melhor opção para suprir sua necessidade. É por isto, que não frequento mais esta loja!

A loja lucrou à curto prazo, mas perdeu um possível cliente potencial, por isto, as técnicas de vendas devem ser usadas para o vendedor detectar as necessidades dos clientes e não apenas vender.
Algumas técnicas de vendas.

Abordagem.

O processo de comunicação só é possível se existir atenção, por isto, a abordagem do vendedor deve despertar a atenção. Após o cliente estar atento faça uma recepção gentil e sempre sorria, pois está comprovado: Quando as pessoas estão sorrindo são menos propensas a levar negativas.

Faça perguntas

As perguntas servem para chamar atenção do cliente, como também para conduzir a entrevista para o caminho certo. Quando o cliente é questionado ele é obrigado a responder e assim tendo maior  participação.

Aprenda a ouvir

Não adianta formular perguntas  e não ouvir. Ouça o que o cliente deseja e lhe mostre as melhores opções.

Adquira confiança

A compra só irar ser concluída se o cliente, e somente ele, decidir comprar. Um dos fatores que influenciam na compra é a confiança que o cliente adquire no vendedor.

Utilize linguagem clara e simples.

Muitos vendedores erram em tentar impressionar dizendo termos técnicos, faça o contrário, utilize linguagem simples para que não existam dúvidas sobre o produto ou serviço.

Não venda produtos, venda benefícios.

O consumo de um produto só se justifica porque irá satisfazer uma necessidade de quem dele necessita. Por esta razão, os vendedores devem conhecer com detalhes os benefícios que seu produto proporciona.

Seja entusiasmado

O entusiasmo contagia, vendedores entusiasmados conseguem transmitir com maiores efeitos a mensagem de venda.

Controle a entrevista

O controle permite que o vendedor conduza a entrevista para o fechamento. Mas, isto não quer dizer falar o tempo todo, mas sim, deixar o cliente a vontade para dizer qual sua necessidade. Quando o vendedor perceber que o cliente está fugindo do assunto, traga-o de volta para o assunto da compra e venda conduzindo-o para o fechamento.

Fechamento


Este estágio é um dos mais importantes, visto que, o fechamento é o momento que o cliente irá ou não comprar o produto. Se o vendedor for muito precipitado corre o risco do cliente não ter informações suficientes, está em dúvida ou tem objeções sobre o produto não efetuando a compra, em contrapartida, se o vendedor alongar demais a entrevista o cliente pode ficar cansado ou frustrado pela demora e não efetuar a compra. Por isto, o vendedor tem que encontrar o meio termo.
Técnicas de Vendas Técnicas de Vendas Reviewed by Unknown on 07:12 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1