O modelo de negócios Canvas


Basicamente, todo e qualquer negócio é um sistema ,visto que,  suas partes e  elementos estão interconectados com a finalidade do funcionamento de um todo organizado. O modelo é uma descrição de um sistema que tanto pode ser descrito de forma textual, representado pelo Plano de negócio,  ou Visual  representado pelo modelo Canvas.

O modelo de negócio tem por  finalidade permitir a visualização da descrição do negócio e  das partes que o compõem, de forma que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem lê.O  Canvas, criado pelo suíço Alexandre Osterwalder,   é um guia de hipóteses a serem validadas, onde o quadro permite que o leitor visualize o negócio como um todo, sendo um espaço livre para se imaginar o  futuro negócio, permitindo a inovação e criação de uma proposta de valor única. Com o mapa do negócio o empreendedor  pode validar suas hipóteses junto ao seus clientes.

O modelo  Canvas é constituído por nove partes que compreende desde o planejamento à execução do negócio, são elas: Segmento de clientes, Relacionamento, Canais, Proposta de valor, Atividades-chaves, Recursos- Chaves, parceiros-chaves, Estrutura de custo e Fontes  de Receita.


1. Segmento de Clientes
Define os diferentes grupos de pessoas ou organizações que uma empresa busca alcançar e satisfazer alguma necessidade específica.

2.Proposta de valor
É a percepção do que é retornado para o cliente em benefícios e valores  inserido em produtos e serviços em troca do seu  dinheiro pago

3.Canais
É o modo como uma empresa chega até o seu segmento de cliente para entregar uma proposta de valor

4.Relacionamento com o cliente
Estabelece os tipos de relações que uma empresa tem com seu segmento de cliente específico.

5.Fontes de Receita
É o modo como a empresa irá cobrar pela proposta de valor agregada ao produto e serviço vendida ao segmento de cliente.

6.Recursos-Chaves
Compreende os recursos mais importantes para fazer o negócio funcionar

7.Atividades-Chave
Compreende as ações mais importantes para fazer o negócio funcionar

8. Parcerias-Chave
São os terceiros fundamentais para fazer o negócio funcionar

9. Estrutura de Custo
É o total de toda estrutura  do modelo de negócio.


O modelo Canvas  tem como característica a generalidade das informações  e o  preenchimento das informações é através do papel-cola que é inserido no quadro, este modelo é a base das Startups, por se enquadrar  em negócios dinâmicos e que envolvam a inovação como estratégia de negócio. Porém, o Canvas é uma ferramenta que facilita a planejamento e execução, por isto, não substitui o plano de negócio, sendo uma ferramenta muito importante para qualquer empreendimento.
O modelo de negócios Canvas O modelo de negócios Canvas Reviewed by Unknown on 20:01 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1