5 dicas para melhorar as decisões na sua empresa

Pode-se dizer que a tomada de decisão está em todo tipo de organização, independente do tamanho ou porte financeiro, sendo um fator de extrema importância para o alcance dos objetivos empresarias. O fato é que a maioria dos gestores se esbarra na dificuldade em: analisar o cenário, tomar boas decisões em pouco espaço de tempo, fazer com que os colaboradores aceitem sua decisão, chegar ao objetivo almejado. 
De certo, estas dificuldades moldam como as empresas geram resultados. Não é fácil decidir com informações imprecisas o mesmo sem informações,porém,  definir um curso de ação requer habilidade para executa-la de acordo com os objetivos, por isto preparamos algumas dicas para lhe ajudar tanto na sua empresa como na vida pessoal.

Ouça as pessoas ao redor

Tente reunir uma equipe para analisar suas decisões,pois tem momento que o gestor está tão envolvido que não consegue enxergar a situação com um todo gerando decisões ruins, falhas e imprevistos. Por isto, a equipe poderá  apresentar  alternativas diferentes  e , mais importante,  as pessoas não só aceitaram a decisão, mas sim, a tomaram como delas.

Não tome decisões sozinho

Você sabia que o nosso cérebro não consegue filtrar todo campo de visão dos nosso olhos, por isto, nós percebemos apenas uma pequena parte do que acontece a nossa volta? O mesmo acontece com o cenário empresarial, isto faz com que as decisões solitárias sejam muito perigosas.

Mire os objetivos que deseja alcançar

Todo processo decisorial gira em torno de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.  Ele é uma caminho para chegar a algum fim, as decisões são boas ou ruins a medida que elas alcançam seus objetivos finais.

Não pense definitivo

Já que falamos em processo decisorial vamos falar um pouco sobre! Todo tomador de cisão envolve, inconscientemente, seis etapas: Identificar a situação, obter informação, gerar soluções alternativas, avaliar e escolher a melhor alternativa, transforma a solução em ação, avaliar os resultados. Este é o processo decisorial. A etapa de avaliar os resultados significa que  as decisões tem que ser monitoradas e modificadas se preciso.

Use sua intuição

São inúmeros os exemplos de produtos que fizeram sucesso através da intuição. Quando Steve Jobs sofreu fortes objeções  dos diretores da Apple  impedindo-o de lançar seu  modelo no mercado, ele falou o seguinte: "Nós iremos lançar, porquê eu quero e sou o CEO dessa empresa". Falando assim parece tolice ir contra os fatos e lançar um produto que poderá não ser aceito. Mas, Steve Jobs estava acreditando na sua intuição, tanto que o produto lançado foi o IPOD, uns dos produtos mais lucrativos da empresa.


Uma decisão boa é quando ela é bem executada! Esta frase mostra bem o sentido que toda empresa procura: gerar resultados. Por isto, tomar decisões é importante e faz parte da vida empresarial.
5 dicas para melhorar as decisões na sua empresa 5 dicas para melhorar as decisões na sua empresa Reviewed by Unknown on 13:41 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1