5 maneiras para você não frustrar seus funcionários

Um dos principais desafios da administração moderna, sem dúvida nenhuma, é o desempenho e produtividade das equipes de trabalho.  O mercado está competitivo, as empresas estão elevando o nível de competitividade, lutando pra vender mais, investindo em tecnologias,  especializando seu corpo de funcionários, em fim, o mercado está cobrando dos empresários e estes estão cobrando dos diretores que repassam a cobrança para os gerentes até chegar os níveis mais baixo da organização,isto  denomina-se  “Cobrança  em níveis decrescente”.

Quando eu assumi  minha equipe, um dos motivos que  QUASE  me fez desistir  foi  o clima organizacional gerado pela cobrança por resultados  que eu recebia e repassava para todos setor. Uma das coisas que aprendi é que as pessoas irão reagir de maneiras diferentes, alguns irão melhorar e outros ficarão com raiva ou com medo de você. Alguns funcionários até pedem demissão por não suportar trabalhar sobre pressão,nesta situação o líder fica sem saber o que fazer, pois precisamos de resultados sem desgastar a equipe. Em muitos casos a cobrança , intimidação,  funcionam, mas o gestor, com o tempo, perde sua equipe. Com a experiência,  percebi  que se o líder recebe a cobrança (QUE É NORMAL  EM CARGOS DE GESTÃO), a  filtra  transformando-a  em direcionamentos ele  melhora  o aproveitamento dos funcionários e o clima na empresa. 

Precisamos ter resultados que satisfaça aos clientes, a organização e ao mercado  ao,  mesmo tempo, o bom senso para tirar o melhor de cada funcionário. Se não existir o meio termo a equipe se desgasta diariamente caindo a produtividade de todos, inclusive de quem está na direção.  Para não acontecer isso na empresa que você trabalha ou na sua empresa vamos transformar a pressão  em atividades administrativas (corretivas e motivacionais).

1-) Estabeleça metas claras
Muitos gestores  pelo fato  de não ter conhecimento em gestão de Pessoas acabam  dando foco apenas nos resultados e se esquecem  que  as pessoas  precisam saber o que fazer e onde chegar . Por isto, é importante  mostrar o resultados e onde a equipe está errando , mas dando ênfase no que se precisa fazer para melhorar , sempre  dando um prazo. O líder deve ser claro no que ele quer, acredito que na sua empresa deva ter reuniões semanais ou quinzenais e é, justamente, neste momento que o foco deva ser ( “ Estamos errando nisto”) e (“ Esse é o caminho para a gente se superar”).  Quando a meta é fácil de entender o cérebro assimila melhor e a ação é focada. Este direcionamento focado  aumenta o desempenho  de cada membro da equipe.

2-) Saber cobrar
A cobrança e o relacionamento é uma relação muito frágil em que todo gestor  tem que saber lidar, se não cobrar os funcionários não irão alcançar os resultados e nem cumprir prazos , se cobrar  de maneira  desordenada(apenas chamar atenção)  a equipe vai achar que você está criticando o esforço deles e não vai gerar resultados, vai lhe tratar como um adversário e não vai seguir o que você diz.

3-) Ganhar confiança
Conhecimento técnico e de gestão.  A equipe nota se você não tem capacidade para geri-la , você tem que mostrar saber  que tem consciência do que está fazendo . Estude, se esforce e se imponha como um líder por competência.

4-) Reaja ao fracasso
É normal do ser humano apresentar desculpas para o fracasso, o líder precisa apontar soluções  e aprendizado. Quando a empresa não alcança suas metas é o momento de mais cobrança, você falhou e a empresa também, agora e descobrir (dados e números) onde a empresa está errando, mostrar para todos e direcionar para a solução dos problemas.  Se precisar ser duro, seja!Mas dê direcionamento e prazo.

5-) Reconheça

Quando o funcionário dá resultados e não é reconhecido gera frustração e quando ele é cobrado posteriormente  ele fica contra você. Então, tire o máximo de cada membro da equipe, mas saiba reconhecer resultados bons. Seja através de remuneração, congratulações ou  muito obrigado.  Não importa o como, mas reconheça.
5 maneiras para você não frustrar seus funcionários 5  maneiras para você não frustrar seus funcionários Reviewed by Unknown on 20:34 Rating: 5

Nenhum comentário

Nos encontre no G+1